terça-feira, 12 de abril de 2016

Cabelo de Anjo


A substância é descrita como "teias de aranha" — só que cai em flocos, ou em "flocos ou fragmentos com cerca de dois centímetros e meio de largura e 13 a 15 de comprimento". Além disso, esses flocos são feitos de uma substância razoavelmente pesada — "eles caem com certa velocidade". A quantidade é grande — o menor lado do espaço triangular tem quase 13 quilômetros de comprimento. — Charles Fort

Definição: O cabelo de anjo é uma substância sedosa e grudenta que cai do céu em fios finos que, por vezes, parecem teias de aranha. É muito instável e degrada em contato com o oxigênio.

O que os crentes dizem: O cabelo de anjo é uma espécie de manifestação de outra dimensão, ou de um universo sobrenatural, ou é uma substância que se desprende dos OVNIs. Alguns médiuns dizem sentir a presença de espíritos durante e após a manifestação do cabelo de anjo.

O que os céticos dizem: O cabelo de anjo é feito de silicone, magnésio, cálcio e boro, e é uma espécie de anomalia atmosférica, cuja origem ainda nos é desconhecida.

Qualidade das provas existentes: Boa.

Probabilidade de o fenômeno ser paranormal: Moderada a Boa.

Você pode tocá-lo, mas não pode segurá-lo sem que passe pelo processo de sublimação. Pode vê-lo, embora muitas vezes ele não seja visível nas fotos. Parece uma teia de aranha, ainda que nunca vejamos aranha alguma quando ele aparece. Em geral surge após alguém ver um OVNI, embora muitas pessoas que jamais viram OVNIs digam tê-lo encontrado em seus jardins. Algumas manifestações ocorrem na presença de várias testemunhas; outras são relatadas por uma única pessoa. Charles Darwin disse tê-lo visto cair sobre seu navio, o Beagle, em 1832.

O fenômeno é chamado de "cabelo de anjo" e se manifesta na Terra há centenas de anos, talvez milhões. Um dos relatos mais antigos data do início do século XVIII (21 de setembro de 1741); aparições recentes são lugar-comum, ainda que nem sempre relatadas. Algumas pessoas o veem o tempo todo; outras sequer ouviram falar dele. Algumas vezes, cai sobre uma cidade inteira; noutras, aparece nas casas das pessoas. Pode cair em quantidade suficiente para cobrir um carro ou um campo inteiro, ou pode surgir como um único fio delgado.

Em outubro de 1955, um marinheiro da reserva disse ter visto dez bolas prateadas cruzarem o céu da Carolina do Norte, seguidas de uma chuva de cabelos de anjo que cobriu um campo e as linhas telefônicas.

Em 21 de setembro de 1997, algumas pessoas em Santa Cruz, na Califórnia, disseram ter visto filamentos de cabelo de anjo caindo do céu. Uma testemunha os descreveu como "filamentos de cerca de 90 centímetros … de uma substância fibrosa e translúcida".

Num domingo, 9 de agosto de 2001, em Quirindi, South Wales, na Austrália, várias testemunhas viram aproximadamente 20 bolas prateadas atravessando o céu, seguidas de uma chuva de cabelos de anjo.

Há vários outros relatos dessa substância esquisita caindo do céu, e o que quase todos têm em comum é o fato de serem feitos por pessoas confiáveis, e em geral corroborados por outras testemunhas.

Então, que negócio é esse? E de onde ele vem?

Algumas pessoas conseguiram preservar uma amostra de cabelo de anjo antes que ele se dissolvesse. Destas, algumas fizeram testes em laboratórios, que muitas vezes mostraram uma composição de silicone, magnésio, cálcio e boro — embora a origem da substância tenha sido sempre definida como "Inconclusiva". Os elementos presentes no cabelo de anjo são comuns na Terra, mas a substância em si é uma anomalia que ainda precisa ser conclusivamente identificada e sua origem, determinada.

Será que poderiam ser teias de aranhas migratórias? Aranhas não voam, mas, ainda assim, os céticos afirmam que elas são carregadas pelo vento a uma boa altura e que soltam suas teias no ar. Há relatos de cabelos de anjo cobrindo quintais inteiros e decorando como enfeites grandes trechos de cabos elétricos. Seriam necessárias muitas aranhas (talvez milhões) flutuando juntas pelo ar para criar tamanha chuva de teias. De minha parte, jamais vi nuvens gigantescas de aranhas voadoras. Talvez alguém já tenha, mas ainda não há registros de relatos desse tipo.

Será que o cabelo de anjo poderia ser um tipo de substância criada dentro dos tornados ou dos vórtices de plasma, carregada por uma boa distância e depois liberada? Talvez, mas existem muitos, muitos relatos de cabelos de anjo caindo em dias de tempo calmo, sem nenhuma notícia de tempestades por quilômetros de distância.

Será que o cabelo de anjo é descarregado por OVNIs? A conexão entre aparições de OVNIs e uma subsequente chuva de cabelos de anjo é forte. Ainda assim, ninguém jamais afirmou ter visto um OVNI soltando essa coisa, nem ninguém jamais fotografou tal evento.

Diz-se que o véu que separa outras dimensões e universos é fino e que por vezes surgem buracos, permitindo a algumas pessoas verem e experimentarem coisas consideradas desconhecidas ao nosso mundo. Fantasmas, OVNIs, manifestações da Virgem Maria, aparições de criaturas de outras dimensões como o Pé-grande e o monstro do lago Ness; dizse também que todas as informações canalizadas vêm de uma dimensão paralela, ou talvez de uma acima ou abaixo de nossa própria.

Será que o cabelo de anjo vem de um desses universos?

Será que estamos vendo coisas que sem dúvida nos são desconhecidas, mas que podem ser um lugar-comum em "algum outro lugar", tal como é a chuva para nós aqui?

Ou será que isso nada mais é do que teias de aranhas voadoras?


Fonte: Os 100 Maiores Mistérios do Mundo - Stephen J. Spugnesi - Difel 2004
Postar um comentário
Si prega di attivare i Javascript! / Please turn on Javascript!

Javaskripta ko calu karem! / Bitte schalten Sie Javascript!

Por favor, active Javascript!

Qing dakai JavaScript! / Qing dakai JavaScript!

Пожалуйста включите JavaScript! / Silakan aktifkan Javascript!Better Stop Adblock