sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Bernie Wrightson: Os Primeiros Anos

Bernie Wrightson (Dundalk, Maryland, EUA, 27/10/1948) trabalha profissionalmente como artista de quadrinhos de horror e ilustrador de fantasia desde 1968. Seu primeiro trabalho profissional publicado foi para as linhas de terror da DC Comics intituladas House of Mystery e House of Secrets.

O trabalho de Bernie para a DC também incluiu seu clássico Swamp Thing, de 1972 a 1974. Ele passou também a ilustrar uma série clássica de histórias para Warren Publishing em seus títulos emblemáticos Creepy (Arrepiante) e Eerie (Estranho). Dark Horse republicou recentemente sua versão ilustrada do clássico de Frankenstein de Mary Shelley.

Abaixo um desenho de Bernie, publicado por um fã-clube (fanzine), na revista Creepy #9 (junho de 1966):


Antes de Bernie começar a trabalhar para a DC Comics, e em seus primeiros dias como um profissional de quadrinhos, ele muitas vezes fornecia desenhos aos fanzines, que eram revistas publicadas por fãs dos quadrinhos e que, na maioria das vezes, em pequena quantidade de exemplares. Estes fanzines deram a Bernie e outros artistas de sua geração, a oportunidade de aprimorar suas habilidades e manter seu trabalho na frente dos fãs. Abaixo está uma seleção dos primeiros trabalhos de Bernie de alguns desses fanzines.

Capa para o Metro Con program book de 1971:


Uma rendição precoce de Victor Frankenstein a seu monstro a partir do fanzine Colour Your Dreams, publicado pela Capitol City Comix em 1972. O desenho é provavelmente de 1968:



Outra versão do monstro de Frankenstein. De Spa Fon #5, publicado em setembro de 1969:


Um desenho sinistro do personagem "Peter Piper". Publicado na capa traseira do Infinity #3, vol. 2, de 1971:




Fonte: Fantasy Ink - Bernie Wrightson: The Early Years