quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Origens sombrias de alguns contos de fadas

Os Irmãos Grimm - Jacob Ludwig Carl e Wilhelm Carl Grimm (Hanau, Alemanha, em 4/1/1785 e 24/2/1786, respectivamente) - foram responsáveis por reunir muitas das lendas e histórias que circulavam pela Europa e publicaram a sua versão delas. Do século XIX até hoje, os contos sofreram muitas alterações e perderam os detalhes sórdidos, sexuais e muitas das mortes. Conheça os detalhes sombrios de alguns contos de fadas que não são lá tão infantis:

Bela Adormecida


Em uma versão publicada em 1634, a princesa cai em um sono profundo quando fica com um pedaço de linho encravado debaixo da unha. Mais tarde, um rei acaba descobrindo o castelo onde ela está e fica tão apaixonado que abusa dela. Nove meses após a visita, ainda dormindo, ela dá à luz duas crianças. Uma delas tira acidentalmente o pedaço de linho da unha de princesa e ela acorda. Quando a rainha, esposa do rei, descobre a existência da princesa e seus filhos, ordena imediatamente a sua morte, mas acaba morrendo queimada pelo próprio marido, que se casa com a princesa.

Chapeuzinho Vermelho


Na versão de Charles Perrault, publicada em 1697, não existe a figura do caçador. Chapeuzinho Vermelho fica nua, se deita com o lobo e morre comida por ele. Em outra versão, ainda mais obscura, ela é enganada e come a avó cozida, além de beber o sangue servido em uma taça de vinho.

Cinderela



Há a versão em que as irmãs adotivas cortam partes do pé a fim de encaixar no sapato de vidro e, surpresa: o acúmulo de sangue denúncia a armação. No final, elas têm os olhos bicados por pombas.

Branca de Neve



Antes de tudo, em outra versão menos conhecida, a Rainha Má é, na verdade, a mãe de Branca de Neve e não sua madrasta. A história que sabemos ainda omite que a rainha envia o caçador para trazer de volta o fígado de Branca de Neve e os pulmões, para que ela possa comê-los. Quando o príncipe encontra Branca, ela já está morta e ele decide carregar o corpo dela para que possa brincar em viagens. Porém, seu servo tropeça e desaloja a maçã envenenada da garganta da princesa e ela volta a vida. Mais interessante é a punição destinada à Rainha. Quando ela aparece no casamento de Branca de Neve, é forçada a calçar sapatos de ferro que estavam no fogo e dançar até cair morta.

João e Maria



A versão que conhecemos já é bem forte - a madrasta malvada abandona os irmãos para morrer na floresta, eles encontram a casa de uma bruxa canibal que decide engordá-los para comer. Já em uma versão inicial, a bruxa é o diabo e ele quer sangrar as crianças sobre um cavalete. Eles, espertos, fingem não saber subir. Então, o diabo faz sua esposa mostrar a eles como faz, mas os irmãos, prontamente, cortam sua garganta, roubam todo o dinheiro do diabo e fogem.

Rapunzel



Existe a versão em que Rapunzel deixa o príncipe subir por suas tranças várias vezes e acaba grávida. Quando a bruxa descobre, corta o cabelo dela e, magicamente, transporta Rapunzel para longe, onde ela vive como um mendigo, sem dinheiro, sem casa e, depois de alguns meses, duas bocas famintas para alimentar. Quanto ao príncipe, a bruxa o atrai para a torre e depois o joga da janela. Alguns arbustos espinhosos amaciam sua queda, mas também arrancam seus olhos.

Cachinhos Dourados e os Três Ursos



Na versão mais antiga desse conto, a Cachinhos Dourados não existe. Em seu lugar, quem entra na casa dos ursos, dorme na cama e mexe nas coisas deles é uma raposa. No fim, ela é jogada para fora da janela ou comida, dependendo de quem está contando a história.

A Pequena Sereia



Na versão original, a sereia troca a voz por pernas, mas cada passo que ela der será uma dor insuportável, como andar sobre espadas afiadas. Na esperança de conquistar o príncipe, ela dança para ele, mesmo em agonia. Ele se diverte, mas acaba se casando com outra mesmo assim. As irmãs da sereia lhe entregam uma adaga para matar o príncipe e explicam que se o sangue dele cair em seus pés, ela voltará ao normal. Ela tenta, mas não consegue matá-lo e acaba tornando-se espuma do mar.


Fonte: Conheça as origens sombrias de alguns contos de fadas