quinta-feira, 31 de março de 2016

A Escritora Fantasma

Pearl Curran começou a canalizar mensagens de Patience Worth em 1913 por meio de um tabuleiro Ouija


Figuras do mundo dos esportes e outras personalidades públicas buscam, com frequência, a assistência de escritores "fantasmas", redatores profissionais contratados para dar forma e estilo a suas autobiografias. Mas redatores fantasmas de verdade também já escreveram do além, conforme nos mostra a carreira da sra. Curran e sua escriba espiritual "Patience Worth".

A sra. Pearl Lenore Curran (15/02/1883 – 04/12/1937), de St. Louis, originariamente não acreditava em médiuns nem em espiritismo, mas, no dia 8 de julho de 1913, participou de uma sessão em que foram usados um copo e as letras do alfabeto. Colocando as mãos sobre o copo, ela soletrou o nome Patience Worth. Patience revelou-se como mulher inglesa do século 17, de Dorset, cujos pais emigraram para Nantucket Island, Massachusetts, onde ela foi morta em um ataque de índios.

Pearl Lenore Curran
Intrigada, a sra. Curran continuou a conversar com Patience. Durante os anos seguintes, e através de incontáveis "encontros", incrível sequência de poemas, histórias e obras em geral foi transmitida por Patience, e a sra. Curran passou tudo para o papel.

A série de romances históricos incluiu "The Sorry Tale", ambientado no século 1, e "Hope True-blood", no século 19. O romance psicografado mais famoso, "Telha", desenrola-se na Inglaterra medieval e o texto foi escrito na linguagem da época, estilo arcaico que a sra. Curran jamais estudou.

Uma longa lista de detetives psíquicos, psicólogos e outros céticos tentaram desmascarar a sra. Curran e provar que Patience era uma fraude. Ninguém conseguiu. Estudiosos que examinaram o trabalho de Patience maravilharam-se com seu profundo conhecimento de plantas, costumes, vestuário e gastronomia de várias épocas históricas, que remontam aos tempos antigos, e em sua habilidade para se expressar sobre este seu vasto conhecimento sem hesitação.

Patience podia "ditar" dois ou mais romances simultaneamente, passando de um para outro por capítulos, sem nunca perder o fio da meada. E a sra. Curran provou ser a colaboradora perfeita, registrando obedientemente as extraordinárias histórias de Patience Worth de épocas perdidas no passado distante.


Fontes: O Livro dos Fenômenos Estranhos - Charles Berlitz; Smithsonian.com; Wikipédia.

Nenhum comentário: