quarta-feira, 6 de abril de 2011

Morte no Vale dos Reis

O arqueólogo inglês Carter levou 23 anos para descobrir a tumba de Tutankhamon.
Local repleto de tumbas, que segunda a lenda, amaldiçoavam os que se atreveram a explorá-las. Dezenas de mortes ocorrem no local, incluindo as de muitos da equipe que descobriram a tumba de Tutankamon. Maldição?
Guiado por um xeque, o viajante inglês Richard Pococke, em 1743, foi o primeiro a chamar a atenção da Europa para uma região conhecida como Vale dos Reis, a oeste de Tebas, no Egito.


Ele tinha avistado catorze dos sessenta túmulos existentes no Vale, mas não sabia que todos os faraós e nobres mortos entre 1567 e 1085 a.C. estavam ali enterrados. Na época de Pococke, era impossível explorar o local: todos os que se aproximavam eram expulsos por quadrilhas de ladrões que habitavam as colinas.

Talvez a primeira grande descoberta tenha ocorrido em 1881, quando o subdiretor do Museu do Cairo, Emile Brugsch, seguindo a pista de um ladrão, encontrou num poço nada menos de 31 caixões e 24 múmias - entre elas, a do faraó Ramsés II (reinou de 1304 a 1237 a.C.).

A maioria dos túmulos havia sido saqueada por ladrões. No inicio deste século, aparentemente tudo o que restava de valor já estava exposto em museus. talvez por isso a descoberta mais empolgante tenha sido a múmia do faraó Tutankhamon (reinou de 1361 a 1352 a.C.), no dia 4 de abril de 1923.

Foi a consagracão do arqueólogo inglês Howard Carter, que levou 23 anos procurando o túmulo. Mas, como Lord Carnavon, o milionário que financiara essa busca, morreu repentinamente um mês depois da descoberta, surgiu a lenda de sua maldição, mesmo porque no túmulo havia a inscrição:

Múmia do Faraó Tutankhamon
 "A morte tocará com suas asas aquele que desrespeitar o faraó".

Há outras maldições também importantes, além das muito conhecidas que estão relacionadas ao rei Tutankhamon.

Na tumba de Petety e sua esposa, havia a seguinte maldição:

Escutem todos! O sacerdote de Hathor castigará em dobro aquele que entrar nesta tumba ou fizer qualquer mal a ela. Os deuses o confrontarão, pois sou honrado pelo seu Senhor. Os deuses não permitirão que qualquer coisa aconteça a mim. O crocodilo, o hipopótamo e o leão devorarão aquele que causar qualquer malefício a minha tumba.

Para reforçar essa crença, nos meses seguintes outros 25 membros da expedição inglesa morreram em condições misteriosas.

Múmia do Faraó Ramsés II
 A explicação científica

Há alguns anos, médicos franceses "conseguiram" explicar essas mortes: os pesquisadores que entraram na tumba do faraó respiraram um ar impregnado de fungos. Isso causou uma reação alérgica de insuficiência respiratória, que acabou matando-os por asfixia.

Fonte: Revista Superinteressante, Junho de 1988.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! São óptimas para o meu estudo!

Anônimo disse...

otimo mas eu acho que os pesquisadores de veriam tambem colocar que eles deveriam ter pegado uma doença, não fungo mais uma doença mortal achegar dentro da tumba, eu acho que o farao tinha colocador uma especie de veneno naquela tumba poderia esclarecer o aviso que deixou, mas eu tambem acho que ele tinha colocado que era adorado pelos deuses forçe uma proteção sobre os ladroes para não em vadir suas tumbas

Anônimo disse...

de + e assustador!!!