segunda-feira, 4 de julho de 2011

Quem era Maria Madalena?

O inconsciente coletivo guardou na memória a figura de Maria Madalena como mito de pecadora redimida. Fato considerado normal nas sociedades patriarcais antigas. A mulher era identificada com o sexo e ocasião de pecado por excelência.

Daí não ser nenhuma novidade a pecadora de Lucas ser prostituta e a prostituta ser Maria Madalena. Lc 8,2 cita nominalmente Maria Madalena e diz que dela “haviam saído sete demônios”. Ter demônios, segundo o pensamento judaico, é o mesmo que ser acometido de uma doença grave. No cristianismo, o demônio foi associado ao pecado. No caso da mulher, o pecado era sempre o sexual.

Nesse sentido, a confusão parece lógica. Mas não o é, se levarmos em consideração o valor da liderança exercida por Maria Madalena entre os primeiros cristãos, bem como a predileção de Jesus por ela. Entre os discípulos judeus, considerar Maria Madalena como prostituta significava também subestimar o valor da mulher enquanto liderança. Os padres da Igreja seguiram essa linha de pensamento.

Num fragmento apócrifo encontramos os nomes das nove mulheres que vão ao sepulcro, na manhã de domingo. Salomé é chamada de a sedutora. Uma mulher é chamada de a pecadora, da qual Jesus tinha dito: “Teus pecados te são perdoados”. De Maria Madalena não se diz nada, o que nos mostra que Maria Madalena não é vista como prostituta pelas primeiras comunidades.

Maria Madalena, tida como prostituta está ligada a Maria, mãe de Jesus e virgem pura por excelência. “No plano dos arquétipos, a figura mítica da meretriz penitente é estritamente conexa com aquela da Virgem mãe, e constitui em certo sentido a outra vertente do mesmo mecanismo psicológico.

Virgindade e maternidade, antes de serem duas opções possíveis entre as inumeráveis escolhas essenciais, são símbolos arquetípicos que, absolutizados e referidos às mulheres como modelos de comportamento concreto, refletem uma visão da realidade exclusivamente machista.

Acabam sendo funcionais ao perpetuarem imóveis este modelo de realidade. Nesta perspectiva, a mulher não-virgem-não-mãe constitui o arquétipo feminino negativo por excelência: a Prostituta ou, em todo caso, a Tentadora. Além disso, tanto a Virgem Maria Toda Pura, quanto a Pecadora Penitente Toda Impura, apesar de opostas, são definidas exclusivamente com base no sexo e na feminilidade percebida como uma realidade ‘oposta’ (...).

Enquanto Maria de Nazaré é a Mãe assexuada, Maria de Mágdala se torna a mulher, a Outra. Num contexto religioso totalmente machista, a Outra deve ficar num estado de inferioridade, portanto ‘dominável’, por definição e por princípio”.

Tanto Maria Madalena como Maria, a mãe de Jesus, são personagens que marcaram o cristianismo. A diferença está em descobrir que nos apócrifos Maria Madalena não era a prostituta e Maria, a mãe, não deixou de ser mulher para ser a mãe do Salvador.

Fonte: Frei Jacir de Freitas Faria (Publicado no Jornal de Opinião, 6 a 12/05/2002).

Um comentário:

Anaté Merger disse...

SagradoS - A Aliança de Maria Madalena. O primeiro livro da série SagradoS da autora franco-brasileira Anaté Merger foi lançado no Rio de Janeiro, no dia 27 de setembro, pelo Ases da Literatura. Em formato e-book e com fotos ilustrativas da Provence, o livro escrito em português é uma viagem por essa região que encanta milhares de pessoas todos os anos com os seus campos de lavanda, vinhedos, castelos e estilo de vida. Usando como base as lendas, curiosidades e a história local a autora criou um universo particular que com certeza vai tocar os corações dos amantes da literatura fantástica.

Título: SagradoS - A Aliança de Maria Madalena,
Autora: Anaté Merger.
Público: Jovem/adulto,
Categoria: Fantástico,
Número de páginas: 302,
Formato: e-book ilustrado.

Sinopse:
A Provence é uma terra de cores, sabores, perfumes e lendas. Uma delas preconiza que Maria Madalena desembarcou na região depois da morte do Cristo e ao terminar a sua missão de evangelização teria vivido os últimos anos como eremita em uma caverna onde era alimentada por anjos.
O que a lenda não conta é que Maria Madalena teria trazido com ela da Palestina muito mais do que palavras e esse segredo é o tema central do primeiro volume da série Sagrados - A Aliança de Maria Madalena.
Proteger o verdadeiro objetivo da vinda da santa para a Provence é a missão de seres extraordinários: os Sagrados, que um dia foram anjos e que ganharam corpos humanos especiais capazes de suportar a atmosfera terrestre e os imensos poderes das almas imortais.
A montanha que ganhou o nome de Sainte-Baume - gruta santa em provençal - continua sendo um lugar de culto e peregrinação até hoje, onde em uma das inúmeras grutas, sob as diversas camadas da montanha, dorme esquecido o segredo de Maria Madalena. Segredo que corre o risco de ser descoberto com a chegada de uma milionária expedição arqueológica.
Nesse contexto conhecemos Diana, Anne, Nina e Thérèse. Elas vão precisar descobrir quem elas são na verdade para entender e decidir qual vai ser a participação e o caminho que cada uma vai escolher nessa história que está apenas começando.

Como adquirir um exemplar:

Para ler o conteúdo do livro basta baixar gratuitamente o aplicativo do Kindle em qualquer smartphone, iPad ou computador. Em seguida, o leitor deve ir até o site do Amazon, preencher a ficha cadastral com as informações necessárias e clicar em "comprar".

O link do romance SagradoS - A Aliança de Maria Madalena no Amazon é: http://www.amazon.com/dp/B00FAT7NY2

Informações sobre a autora:

Formada em jornalismo e com um mestrado em comunicação internacional no Institut d'Études Politiques em Aix-en-Provence, Anaté Merger trabalhou por 17 anos como jornalista em vários canais de TV e jornais brasileiros até se mudar para a Provence em 2004. Franco-brasileira, casada, dois filhos, Anaté Merger também é empresária no ramo do turismo. Contista das antologias Amores Impossíveis e Segredos de Família, organizadas por Lycia Barros, a escritora lança esse ano o seu primeiro romance pelo selo Ases da Literatura.

anatemerger@naprovence.com
https://www.facebook.com/anatemergerescritora
http://www.skoob.com.br/autor/9425
https://twitter.com/anatemerger
http://www.anatemerger.com