terça-feira, 1 de março de 2016

A Lenda do Macaco de Hartlepool


Durante as Guerras Napoleônicas os franceses foram, por razões óbvias, persona non grata na Grã-Bretanha. Na verdade, era tal a preocupação com infiltrados franceses e espiões que forneceram a base para a lenda do macaco Hartlepool.

Em algum momento, no início do século 19, um navio de guerra francês supostamente naufragou ao largo da costa de Hartlepool no nordeste da Inglaterra. O único sobrevivente foi um macaco, vestido com um uniforme militar francês, aparentemente com o propósito de entreter a tripulação condenada.

Como nunca tinham visto um francês, os moradores de Hartlepool assumiram que tinham apreendido um, e realizaram um teste para ele no centro da cidade. Sem surpresa, o macaco não foi capaz de responder às perguntas e foi devidamente condenado à morte por enforcamento.

Há também uma outra versão mais sinistra da lenda que afirma que o sobrevivente do naufrágio não poderia ter sido um macaco, mas sim um menino francês empregado como parte da tripulação do navio, afinal de contas, o termo "powder monkey" era comumente usado naqueles tempos para as crianças empregadas em navios de guerra para preparar o canhão com pólvora (powder).


Fonte: The Oddment Emporium - A Cornucopia of Eclectic Delights.

Nenhum comentário: