domingo, 28 de fevereiro de 2016

O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet


Dizem que Sweeney Todd nasceu em 1748 como Benjamin Barker, e cresceu em uma Londres empestada por doenças, poluição, pobreza e corrupção. Foi aprendiz de barbeiro, teve noções de anatomia e de como assaltar com mão leve os bolsos de clientes.

Após sair da cadeia, abriu uma loja na Rua Fleet e casou-se com uma bela jovem, que atraiu a inveja do juiz da cidade (vivido por Alan Rickman). O casal cai numa cilada da Justiça e é separado. Ele fica em uma prisão na Austrália por 15 anos. Ela se envenena. Todd então volta à Europa em busca de vingança. Nasce a lenda.

De volta à barbearia na Rua Fleet, Todd encontra a proprietária do imóvel, Srta. Lovett, que guardou suas navalhas e um amor incondicional por ele. Unidos na trama de vingança, decidem também reerguer a loja de tortas de Lovett.

O barbeiro despachava suas vítimas puxando uma alavanca na sua cadeira de barbeiro fazendo-as cair em uma passagem secreta numa queda até o porão que provocava fraturas letais no pescoço ou no crânio. Se ainda sobrevivessem a isso, Sweeney descia até lá e cortava sua garganta. Após isso, os cadáveres das vitimas serviam de recheio para as tortas de carne feitas pela sua cúmplice e/ou amante Lovett.

Como algumas partes dos corpos não eram úteis para as tortas, (como o crânio, e roupas, por exemplo) elas ficavam lá no porão mesmo, apodrecendo. O cheiro da decomposição destes corpos foi ficando forte e mais forte, até chamar a atenção das autoridades, que ao entrarem lá descobriram partes de corpos e roupas de aproximadamente 160 pessoas.

Sweeney foi enforcado enquanto Lovett se envenenou. O corpo de Sweeney foi encaminhado para a escola de medicina, onde foi esquartejado e estudado, numa forma semelhante à de suas vítimas. Devido a bizarrice do caso, todas as pistas de Sweeney foram encobertas, e a história virou uma lenda.

Alguns peritos e historiadores alegam que esta história é real, e que Sweeney viveu em meados de 1800 como um barbeiro louco e assassino, que degolava pessoas com sua lâmina sem precisar de muitos motivos, com uma história nem um pouco romântica ou melodramática. Um homem anormal, amargo e avarento a ponto de matar por dinheiro.

A primeira vez que a história surgiu foi em 1846, no romance "The string of pearls". Um ano depois ganhou adaptação para os palcos e o subtítulo "O barbeiro demoníaco da Rua Fleet". Logo, Todd rivalizava com outro assassino cruel do século XIX: Jack, o estripador.

Assim, a lenda de Todd virou inspiração para vários espetáculos teatrais, como para filmes, inclusive para televisão. Em 1973, um dramaturgo britânico apresentou a trama de vingança de Todd e do juiz de Londres no palco. É esta versão que inspirou o aclamado compositor Stephen Sondheim a montar o espetáculo definitivo, cujas canções encantaram Tim Burton.


Fontes: O Globo Online 07/02/2008; Mansão do Medo.
Postar um comentário
Si prega di attivare i Javascript! / Please turn on Javascript!

Javaskripta ko calu karem! / Bitte schalten Sie Javascript!

Por favor, active Javascript!

Qing dakai JavaScript! / Qing dakai JavaScript!

Пожалуйста включите JavaScript! / Silakan aktifkan Javascript!Better Stop Adblock