quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

A Profecia


Estando à porta de seu trigésimo aniversário e as vésperas do lançamento do remake, 'A Profecia' original, que fez milhares de fãs no mundo todo, é mais do que a história do jovem anticristo, mas é a história de como um filme de terror pode ser surpreendente e resistir a força do tempo, mantendo-se intrigante e assustador a cada vez que é assistido.

E é fato que apesar de ter sido considerado um filme maldito é tecnicamente esplendoroso não somente pelo roteiro simples e eficaz, nem pela trilha sonora impecável ou pela direção e interpretação inspirada, mas principalmente porque é uma história que poderia realmente acontecer (se já não está acontecendo).

O filme é considerado por muitos um "rival" de 'O Exorcista' como o melhor filme de terror dos anos 70, mas eu sinceramente acho que se trata uma comparação injusta. Seria mais ou menos como comparar um goleiro e um atacante como melhores jogadores de futebol - são ambos excelentes filmes e embora sejam parecidos na temática "possessão demoníaca", estão em contextos completamente diferentes, 'O Exorcista' é muito mais gráfico e chocante visualmente enquanto 'A Profecia' é muito mais sugestivo e interpretativo. (por Gabriel Paixão).

Ficha técnica

Título Original: The Omen
Gênero: Terror
Origem/Ano: ING/1976
Direção: Richard Donner

Elenco

Gregory Peck - Robert Thorn
Lee Remick - Katherine Thorn
David Warner - Jennings
Billie Whitelaw - Mrs. Baylock
Harvey Stephens - Damien
Patrick Troughton - Father Brennan
Martin Benson - Father Spiletto
Robert Rietty - Monk
Tommy Duggan - Priest
John Stride - The Psychiatrist
Anthony Nicholls - Doctor Becker
Holly Palance - Young Nanny
Roy Boyd - Reporter
Freda Dowie - Nun
Sheila Raynor - Mrs. Horton


Sinopse
O embaixador americano em Roma adota garoto inglês e a maldição começa. O menino seria a reencarnação do anti-Cristo e teria como missão tomar conta do mundo e estabelecer o domínio do mal. O tema parecia batido e a história meio repetitiva, mas o diretor Richard Donner, auxiliado por um elenco experiente e uma trilha sonora deslumbrante de Jerry Goldsmith, realizou um filme aterrorizante. Gerou três continuações – todas inferiores à versão original.

Prêmios
Oscar: Vencedor do Prêmio de Melhor Trilha Sonora - Indicado ao Prêmio de Melhor Canção.

Curiosidades

- Ocorreu uma série de acidentes durante as filmagens de A Profecia quando seu título original ainda era "The Antichrist to the Birthmark". O hotel onde o diretor Richard Donner estava hospedado sofreu um atentado com bombas do IRA; o avião do roteirista David Seltzer sofreu um acidente; o ator Gregory Peck cancelou na última hora um vôo para Israel cujo avião sofreu um acidente e todos os que estavam dentro dele faleceram; e ainda os principais atores do filme sofreram um acidente automobilístico quando se dirigiam para rodar uma das cenas do filme.

- A Profecia é o 1º de uma série de três filmes baseados no personagem Damien. Os demais são A Profecia 2 (1978) e A Profecia 3 - O Conflito Final (1981). Houve ainda um quarto filme da série, feito diretamente para a TV americana e chamado A Profecia 4 - O Despertar.

- Refilmado como A Profecia (2006).

Fontes: Adoro cinema: A Profecia; Webcine: A Profecia; boca do inferno: A Profecia.
Postar um comentário